Páginas

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Trocas inteligentes


Muitas vezes você ouve alguém dizer que um suco, por exemplo de abacaxi com hortelã, tem o mesmo número de calorias que um refrigerante. Aí você tem uma brilhante ideia e sem pensar no valor nutritivo, decide trocar o suco pelo refrigerante, considerando ser esta uma troca justa. Mas será essa a melhor conduta? 

Com certeza, NÃO! O que acontece é que o número de calorias pode ser o mesmo, mas o suco tem um valor nutricional com a vantagem por ser rico em fibras, vitaminas e sais minerais, ingredientes essenciais para o nosso corpo. Quanto ao refrigerante o que ele faz é mandar para dentro do corpo uma grande quantidade de calorias sem nutriente algum, além de quebra muito açúcar. Com toda essa glicose entrando na circulação, o corpo precisa descarregar muita insulina, que é o hormônio responsável pela entrada da glicose dentro das células. Mas, de repente, essa glicose desaparece do sangue, podendo gerar uma hipoglicemia. Resultado: você sente mais vontade de ingerir doce ou seja mais calorias, menos nutrientes, mais fome e mais gordura acumulada.

Levando em conta não apenas as calorias, mas sim os valores nutricionais, podemos dividir as calorias em dois grupos: as calorias do bem, chamadas de calorias cheias (de vitaminas, minerais, fibras, etc) e as calorias do mal que são as vazias (sem nutriente essencial algum). Então o segredo para emagrecer ou manter o peso reside não em contar as calorias, mas sim fazer trocas inteligentes.

Mantenha-se atualizado! Curta o nosso perfil - https://www.facebook.com/reducacookfitness

Nenhum comentário:

Postar um comentário