Páginas

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Durma bem e mantenha-se jovem



Além do sono estar relacionado ao restabelecimento de nossas energias, ele evita doenças, alguns hormônios são produzidos em maior quantidade durante o sono, entre eles a melatonina, a leptina e o hormônio do crescimento GH, estudos recentes confirmam a importância do sono para fixação do aprendizado no cérebro, um cochilo, evita que o desempenho de uma pessoa em um exercício de percepção decaia devido à saturação de informações para o cérebro, as duas últimas horas são essenciais para melhorar a performance para as atividades motoras, a integridade do sono REM (Rapid Eyes Moviment) que corresponde à fase dos sonhos, é importante para a memória. Portanto diversos distúrbios que ocorrem durante o sono estão relacionados com problemas durante o dia isso explica, muitas vezes, alterações do humor, metabólicas e hormonais.

Fases do sono:
- Fase 1: A Melatonina é liberada, sonolência.
- Fase 2: Sono leve - músculos relaxados
- Fases 3 e 4: Começa a primeira fase do sono profundo. Ocorre aproximadamente 30 minutos após a pessoa dormir. Onde há o pico de liberação do GH que é responsável pelo tônus muscular e desempenho físico e da leptina que tem como função controlar o apetite e aumentar o gasto energético, controlando metabolismo de glicose e gorduras. 
Caso você não durma o suficiente outro hormônio relacionado ao apetite supera a produção de leptina: a grelina que é o oposto, ela informa ao cérebro o momento que ele precisa de alimentos,quando deve queimar calorias e armazenar energia na forma de gordura.  Aí com o aumento da grelina o corpo pensa que está com fome precisando de mais calorias e pára de queimar calorias por acreditar que necessite de alimentos.

- Sono REM (movimento rápido dos olhos) - fase dos sonhos - relaxamento muscular atinge o máximo.

Dica: 
Se você não tiver uma boa noite de sono isso afetará a maneira como você se sente o durante o dia seguinte. Então se você é daquelas pessoas que têm uma insonia ocasional, aqueles com jet lag, ou quem quer melhorar sua qualidade de descanso, ao invés de tomar soníferos o melhor suplemento é a melatonina que induz um sono profundo de qualidade. Doses de 3 ou 5 mg  de melatonina, dependendo do grau de insônia, costumam resolver o problema.

Mantenha-se atualizado! Curta o nosso perfil - https://www.facebook.com/reducacookfitness

2 comentários:

  1. Tenho problema de insônia e já foi em vários médicos (psiquiatras, neurologistas, psicólogos...), tomei remédios desde os fitoterápicos até os controlados e nada de melhorar essa insônia. Uma vez um nutricionista esportivo me indicou melatonina e também não ajudou muito!
    Esse problema com o sono pode atrapalhar a queima de gordura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A diminuição de leptina causada pela falta de sono pode resultar em sensação constante de fome e uma desaceleração geral de seu metabolismo.
      Outro controlador do apetite é a grelina e pessoas que não dormem o suficiente acabam tendo muita grelina no corpo. O corpo pensa que está com fome e precisando de mais calorias. Assim pára a queima de calorias por acreditar que há carência de alimentos.
      Para melhorar a insônia, evite a cafeína e alguns chás como mate, verde entre outros. E tente desligar a TV e o computador mais cedo ;)
      Obrigada pela visita! Espero ter ajudado.

      Excluir