Páginas

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Você não é o que você come



Se fôssemos o que comemos, então as pessoas que comeram grande quantidade de carne, frango... seriam paredes sólidas de músculos, as pessoas que comem muita massa seriam pegajosas e as pessoas que comem gordura seriam muito gordas.

Essa última frase é verdadeira? Pessoas que comem gordura são gordas? Bem, não, não necessariamente. A ciência mostra que comer gordura não vai fazer você engordar mais do que comer o dinheiro vai torná-lo rico. Mas nada de sair comendo tudo o que é gorduroso por aí, primeiro é preciso reconhecer quais são as chamadas gorduras do bem. Confira os cinco tipos:

1. Saturada - Aumenta o colesterol ruim (LDL), que se deposita nas artérias, elevando o risco de problemas no coração. Limitar o seu consumo. Exemplos: Carnes vermelhas e brancas (principalmente gordura da carne e pele das aves), leite e derivados integrais (manteiga, creme de leite, iogurte, nata)2.2. 2.Gordura Trans - Não faz nada bem à saúde: aumenta o colesterol ruim e, ao mesmo tempo, reduz o bom. Exemplos: Margarina, biscoitos, batatas fritas, sorvete e salgadinhos de pacote
3. Poli-insaturada - Seu consumo aumenta a quantidade de colesterol bom em circulação no sangue, por isso, pode reduzir os riscos de diabetes tipo 2 e problemas cardiovasculares. Exemplos: linhaça, óleo de milho.
4. Monoinsaturada - Também aumenta a quantidade de bom colesterol no sangue. Seu consumo tem uma quantidade limitada. Exemplos: azeite, castanha-do-pará, ovo, abacate. 
5. Ômega 3 - Protege contra problemas cardíacos. Geralmente é encontrado em peixes, como sardinha e salmão.
6. Ômega 6 - Também reduz o risco de doenças coronarianas. Ajuda a absorver mais vitaminas. Exemplos: margarina e manteiga de amêndoas.

Agora que você já sabe diferenciar os tipos de gordura,  evite comer alimentos que são embalados com o tipo errado de gordura que fazer você ficar gordo. As gorduras trans encontradas em  tortas e outros produtos assados ​​e as gorduras saturadas encontradas em carnes processadas, adicionam calorias sem nenhum valor nutricional. Mas gorduras saudáveis ​​farão o oposto: elas podem acabar com seu apetite, reduzindo o número de calorias que você come em um dia, enquanto melhora a saúde do coração e alimentando o seu metabolismo. Abaixo você confere as características de alguns alimentos gordurosos que ajudam a perder peso:

1. Azeite (extra-virgem)
O azeite de oliva é rico em polifenóis que combatem o câncer e fortalecem o coração. Também possuem as gorduras monoinsaturadas, e quando se trata de emagrecer, dão um grande apoio. Um estudo recente da obesidade descobriu que uma dieta de rica em azeite resultou em maiores níveis de adiponectina mais do que uma dieta rica em hidratos de carbono ou de alta proteína. Adiponectina é um hormônio responsável por quebrar as gorduras no corpo, e quanto mais você tem dele, menor o seu IMC tende a ser. Colha os benefícios, fazendo do azeite sua gordura de cozinha escolhendo para temperar suas saladas.
2. Óleo de Coco
O coco é rico em gordura saturada, mas mais de metade do que vem de ácido láurico, um lipídio único que luta com as bactérias e melhora a pontuação de colesterol. E veja só: Um estudo publicado em lípidos constatou que a suplementação dietética de óleo de coco, na verdade, reduz a obesidade abdominal. Dos participantes, metade ingeriu duas colheres de sopa de óleo de coco diariamente  e a outra metade recebeu óleo de soja, e apesar de ambos os grupos apresentaram perda de peso global, só a cintura dos consumidores de óleo de coco diminuiu.
3. Chocolate Amargo
Boas notícias para os que amam chocolate: chocolate amargo (70% cacau ou mais) pode ajudar a achatar a barriga. O chocolate amargo contém manteiga de cacau pura, uma fonte de digestão e desaceleração do ácido esteárico. O chocolate ao leite também possui manteiga de cacau, por outro lado, é temperada com gordura de manteiga agregada e, por conseguinte, passa mais rapidamente através do seu trato gastrointestinal. Por isso o chocolate amargo leva mais tempo para ser processado, ajudando a  diminuir a fome e perder peso. Mas nada de sair por aí comendo uma barra inteira por dia. A quantidade indicada é de 30 gramas.
4. Abacate
A gordura advinda do abacate, demoram para ser digeridas e prolongam a saciedade, aplacando a fome. Assim contribuem para a perda de peso. Mas cuidado para não abusar na quantidade, limite-se, a em média, 55 gramas diária (1/2 abacate pequeno).
5. Amêndoas
Numerosos estudos têm indicado que as amêndoas pode ajudar a perder peso, apesar de seu alto teor de gordura.  As amêndoas contêm os compostos que limitam a quantidade de gordura absorvida pelo corpo. 

Fonte: http://www.womenshealthmag.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário