Páginas

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Saúde na ponta dos dedos


Através de um check-up nas unhas você pode saber como anda a sua saúde.

AZULADAS E CÔNCAVAS
Pode ser uma característica familiar. Mas, muitas vezes, pode revelar problemas pulmonares, cardíacos, hepáticos ou gastrointestinais, como intolerância ao glúten e inflamação do intestino. Nesses distúrbios a circulação sanguínea no corpo todo é comprometida, e as unhas não ficam de fora, o tom azulado é causado por falta de oxigenação.

QUEBRADIÇAS, COM RUGAS E DEPRESSÕES
Você pode estar com psoríase. Esse problema é mais comum no couro cabeludo e sobrancelhas, onde aparecem pontos avermelhados de descamação. Porém, as unhas são possíveis vítimas, até com casos de descolamento. Apesar de depender de uma predisposição genética, a doença é disparada por fatores externos como estresse. O tratamento é feito sob a orientação de um dermatologista.

LINHAS HORIZONTAIS
Considere a possibilidade de um trauma simples, que altera o crescimento da unha e gera tal linha. Porém, o visual pode revelar problemas nutricionais, falta de vitamina B, por exemplo, ou hipersensibilidade a medicamentos. Nesses casos, quando os nutrientes ficam alterados, as unhas crescem com deformidades. A solução está em consultar um profissional da saúde.

CRESCIMENTO E FIRMEZA ANORMAIS
Pode ser alterações endócrinas. Unhas que crescem rapidamente e se tornam finas e moles são rastros deixados pelo hipertireodismo (produção excessiva de hormônios pela própria tireoide). Já quando as unhas crescem lentamente, descamam e ficam com estrias, o diagnóstico é hipotireodismo. Se a glândula acelera ou desacelera, o metabolismo segue o seu ritmo. Procure um endocrinologista! 

Fonte: Revista Men's Health

Beijos, Renata

Nenhum comentário:

Postar um comentário