Páginas

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Cuide-se sempre!


Uma das principais funções do cálcio refere-se ao seu papel na saúde dos ossos. O cálcio é um mineral essencial para a formação dos ossos e dentes.

Nutriente necessário em todas as fases da vida, o cálcio deve estar presente na alimentação diária das pessoas. O leite é considerado uma das melhores fontes de cálcio na alimentação, além de ser também fonte de proteínas de alto valor biológico. Contém também vitaminas e outros sais minerais essenciais ao corpo.

A ingestão adequada de cálcio é essencial ao longo da vida, principalmente para a prevenção de osteoporose e, assim, a prevenção de possíveis fraturas ósseas. O cálcio contribui para o fortalecimento dos ossos durante a fase de crescimento e para reduzir as perdas ósseas na fase adulta.

Estudos indicam que a partir dos 35 anos de idade inicia-se um processo de perda de massa óssea, por isso o consumo adequado de cálcio é essencial ao longo da vida. Estima-se que 1/3 das mulheres com mais de 50 anos apresenta risco de desenvolver osteoporose.

INGESTÃO DIÁRIA DE CÁLCIO
Um estudo realizado no brasil verificou que 9 entre 10 pessoas não têm ingestão adequada de cálcio. O consumo médio de cálcio atinge apenas 52% das necessidades diárias.

E VOCÊ, JÁ PAROU PARA PENSAR NA SUA INGESTÃO DIÁRIA DE CÁLCIO?
Para atender as necessidades nutricionais de cálcio de adultos saudáveis, é recomendado o consumo diário de 1.000 mg. 

MAS COMO OBTER ESSA QUANTIDADE DE CÁLCIO NA  ALIMENTAÇÃO?
O Guia Alimentar elaborado pelo Ministério da Saúde e a Pirâmide Alimentar Brasileira recomendam o consumo de 3 porções de leite e seus derivados todos os dias, para atender as recomendações de ingestão de cálcio. O que corresponde a 1 copo de leite, 1e 1/2 fatia de queijo branco e 1 pote de iogurte.

Prefira as fontes de cálcio com baixo teor de gordura como o leite desnatado contribuindo assim para a prevenção da obesidade e outras alterações de saúde.

FIQUE ATENTA
Cuide da sua ingestão de cálcio e mantenha hábitos de vida saudáveis, pois consumir alimentos ricos em cálcio e ao mesmo tempo abusar do consumo de cafeína,  bebidas alcoólicas e cigarro, ajudam a eliminá-lo, sem ser aproveitado pelo corpo.

NEM SÓ O CÁLCIO É IMPORTANTE PARA OS OSSOS
A vitamina D exerce importante papel na manutenção da saúde dos ossos, pois estimula a absorção do cálcio, e reduz a eliminação deste mineral pelo nosso corpo.

Estudos indicam que a ingestão de vitamina D é baixa em todo o mundo. No Brasil, o mesmo estudo que verificou a baixa ingestão de cálcio, também constatou que a ingestão média diária de vitamina D corresponde apenas 42% das recomendações. Por isso capriche no consumo de alimentos fonte de vitamina D, como leite e derivados, ovos e óleos de peixes.

PRATIQUE ATIVIDADE FÍSICA!
Além de auxiliar a manter a saúde e o peso adequado, contribui para a saúde dos ossos e vem sendo cada vez mais indicada para a prevenção e até tratamento da osteoporose, pois promove o aumento da massa óssea. Ao realizar a atividade física, o impacto que ocorre nos ossos, ajuda a formação óssea.

Portanto, dedique alguns minutos do seu dia para praticar atividade física!
Fonte: Pense Leve Molico

Beijos, Renata

Um comentário:

  1. Gostei do seu blog e bom conteudo ja estou seguindo voce abraços
    http://blogandodemadrugada.blogspot.com/

    ResponderExcluir