Páginas

sábado, 18 de junho de 2011

Não morra pela boca


Não é sem motivo, que os profissionais da saúde defendem a tese de que os cuidados com o corpo devem começar pela boca. Existem mais de 400 espécies bactérias na cavidade bucal.

Algumas delas podem se alojar em nichos formados pelo encontro da gengiva com o dente e com o osso que o circunda. Alguns desses microorganismos que podem entrar na corrente sanguínea são capazes de produzir enzimas que estimulam reações inflamatórias associadas ao AVC.

As cáries são a principal porta de entrada desses micróbios. Atraídas pela oferta de comida, principalmente de açúcar, elas se alojam na coroa do dente (parte superficial), provocando corrosão. Se o seu dentista não "fecha" a fenda, esses agentes do mal atingem a polpa afetando o canal. Atraídas pelo resto de alimentos que encontram entre os dentes ou entre eles e a gengiva, as bactérias provocam ainda, gengivite e periodontite, inflamações que podem gerar sérios problemas de saúde, como falência do coração e do cérebro.

Gengivite é a inflamação da gengiva. A periodontite é a extensão desse processo inflamatório para os tecidos que dão suporte aos dentes.

Tudo começa com uma placa bacteriana. De consistência mole, ela cobre o dente, inclusive a região escondida pela gengiva. Se você não higieniza a boca, essa placa torna-se madura em 24 horas.

O cálcio presente na saliva entra em contato com a placa, formando o tártaro, uma espécie de superfície rugosa e dura. Para removê-lo, é preciso que o dentista entre em ação. Em muitos casos essa "faxina" pede uso de anestésico para que o paciente suporte sem dor todo o processo de remoção, devido ao avançado processo inflamatório da gengiva ou dos tecidos periodontais.

Não é preciso sentir dor para constatar que há algo errado na sua boca. Observe a sua gengiva. Ela é rosa ou avermelhada? Se você escolheu a segunda alternativa, é provável que a sua gengiva esteja inflamada. Se há sangramento durante a escovação, é preciso marcar hora no dentista, pois o problema está instalado. Para evitar esses casos extremos, basta você fazer bom uso da escova de dentes e, principalmente, do fio dental.

Fonte: Revista Sport Life

Beijos, Renata

Nenhum comentário:

Postar um comentário