Páginas

terça-feira, 3 de maio de 2011

O que você come determina o seu estilo de vida


Se você quer ter um estilo de vida mais saudável e ativo fique de olho no seu prato. Afinal, a sua saúde está no que você come.

Proteínas
A carne é a fonte primária, essencial na reparação dos músculos e, portanto, muito importante para os adultos ativos. A maioria dos tipos de carne vermelha é rica em nutrientes, mas muito gordurosa. carnes brancas, como o peixe e o frango têm menor quantidade de gordura e são boas opções como fontes de proteínas. Para os vegetarianos, existem outras fontes de proteína essenciais, como nozes e grãos (feijão, por exemplo), que podem ser ingeridos em porções  maiores do que as porções recomendadas de carne.

Dica
Para os vegetarianos é indicado o consumo de proteína de fonte vegetal. Procure consumir proteína com pequena quantidade de gordura, evitando gorduras aparentes e peles, etc.

Carboidratos
Os carboidratoos fornecem a energia essencial para as atividades e devem ser a maior quantidade em qualquer dieta. Existem duas formas de carboidratos simples (açúcares e farinhas refinadas/ ) fornecem apenas energia, e por isso têm uma mais tendência a transformar-se em gordura corporal, enquanto os complexos (na sua maioria, associados às fibras) têm uma resposta melhor do organismo, ou seja, mais benefícios nutricionais e menor tendência a se transformarem em gordura corporal.

Dica
Doces, açúcares e chocolates devem ser consumidos moderadamente e com menor freqüência.

Frutas e vegetais
Frutas e vegetais fornecem ao corpo vitaminas essenciais e minerias (C, D, E, ferro) que atuam como antioxidantes, protegendo o corpo contra doenças. Eles também são grandes provedores de fibras e, em muitos casos, oferecem uma energia saudável por meio dos açúcares naturais das frutas. Devemos comer no mínimo de 3 a 5 porções de frutas e vegetais por dia.

Dica
Não deixe que as frutas e vegetais em geral faltem nas suas refeições. Para melhor preservar as vitaminas e minerais  de preferência ao cozimento no vapor.

Sal
A maioria doas alimentos já contém sódio. Adicionar sal à comida, ou comer comida pré-processada ou pré-embalada, que normalmente  tem muito sal, pode sobrecarregar seu sistema circulatório e conseqüentemente enrijecer suas artérias. Isso, em combinação com o aumento do colesterol, pode aumentar o risco de um derrame ou infarto.

Dica
Evite comer aperitivos como amendoins, batatas e salgadinhos. Procure consumir alimentos que não contenham conservantes e sal.

Gorduras
Controlar a ingestão de gordura total doas alimentos tem dois benefícios principais:
1. Reduz a gordura corporal e o peso total
2. Reduz o risco de doenças cardíacas
Estando ou não interessado em perder peso, é importante que você cuide do seu coração e órgãos vitais. Depósitos de gordura em seu sangue podem não ser tão óbvios quanto a gordura ao redor de sua cintura, mas apesar disso, contribuem para doenças futuras, como ataques do coração, derrames, diabetes e câncer.

Dica
Escolha óleos que tenham alto teor de gordura insaturada (azeite de oliva ou óleos de semente de canola, girassol) Incluir 1 ou 2 porções de peixes de água fria por semana (sardinhas, salmão, arenque e atum).

Líquidos e hidratação
Muitos adultos são desidratados, indicando que eles não tomam água suficiente para manter o corpo funcionando da melhor forma possível. Os principais efeitos de uma desidratação são:
1. Aumento da fome
2. Sensação de sonolência e cansaço
Observe sua hidratação ao praticar atividade física. O álcool é uma toxina para o organismo. Logo, quando você ingere bebida alcoólica, o corpo tenta queimar essa toxina antes das outras substâncias, de modo que outros alimentos consumidos ficam mais propensos a serem armazenados como gordura corporal. O álcool também desidrata, portanto, não esqueça de associar o consumo de bebida alcoólica à ingestão de água e líquidos em geral.

Dica
Para facilitar carregue uma garrafa com você. Procure consumir aproximadamente 2 litros de líquido por dia.

Minerais e sua importância
O cálcio é um mineral vital que auxilia o corpo fortalecendo ossos e tendões, o que é essencial para as pessoas ativas. Os complexos de cálcio são também liberados durante a contração dos músculos e auxiliam na batalha contra a osteoporose, o que torna esse mineral ainda mais importante para homens e mulheres de mais idade. O cálcio pode ser encontrado em laticínios, vegetais e em peixes, como o atum e sardinha. O ferro é o mineral responsável pelo transporte e armazenamento de oxigênio, elemento vital para o bom funcionamento e equilíbrio do organismo. A falta desse mineral pode causar anemia.

Dica
Para não diminuir a absorção do cálcio, evite combinar freqüentemente o consumo de leite e derivados com café e/ou achocolatados. Para aumentar a absorção de ferro, consuma alimentos fonte de ferro acompanhados de vitamina C (frutas e vegetais frescos): limão laranja, abacaxi.
Fonte: Face to Face  Fitness

 Beijos, Renata

Nenhum comentário:

Postar um comentário