Páginas

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Quando cai a produção


A falta de hormônios é normal com o avanço da idade, mas é possível prevenir o incômodo

Uma onda de calor intensa, perda de brilho na pele, enfraquecimento e queda dos pelos, secura vaginal, suores noturnos, insônia, menor desejo sexual, diminuição da atenção e memória... Esses são os principais sintomas da menopausa.

Normalmente a partir dos 40 anos, ocorre a menopausa, alteração hormonal que afeta uma parcela significativa da população feminina. Um terço das mulheres de todo mundo estão nesse período, sujeitas a mudanças que impactam sua qualidade de vida tais como depressão, mudanças da vida sexual e doenças cardiovasculares.

Fim da ovulação
A menopausa é o momento da vida da mulher em que os ovários param de funcionar e deixam de produzir o hormônio estrógeno e progesterona. 

Os ovários femininos não produzem óvulos durante toda a vida da mulher. Após uma certa idade não existem mais óvulos e, portanto, os ovários não produzem mais hormônios. A parada da produção do hormônio é imediata. De um dia para o outro os ovários simplesmente param de funcionar.

Depressão, diminuição da libido e transformações estéticas negativas estão sempre entre as principais modificações no organismo feminino.

A falta de hormônio feminino faz com que haja um predomínio dos hormônios masculinos que toda mulher tem. O resultado mais visível é a diminuição da gordura nas mamas, nádegas e coxas e concentração de gordura no abdômen.

Reposição hormonal
O tratamento da menopausa é feito através da terapia hormonal. O medicamento utilizado para aliviar o calor intenso nesse período é a reposição de estrogênio.

O estrogênio éo principal hormônio feminino. Sua produção começa na adolescência e vai até a menopausa. esse hormônio é o responsável pela textura da pele feminina, distribuição de gordura no corpo, equilíbrio entre as gorduras no sangue (colesterol e triglicérides), entre outras funções.

Atualmente, as pesquisas têm associado a falta de estrogênio ao Mal de Alzheimer, que causa a perda total da memória.

Alimentos à base de soja podem ajudar a diminuir o calor, mas sua ação sobre os outros problemas, como a pele, os ossos e a libido, é praticamente nula.

Recomenda-se que assim que a mulher procure o ginecologista assim que perceber os sintomas, para que os benefícios no tratamento sejam maiores.

Já existem diversos tipos de medicamentos para tratar a menopausa. O médico indicará qual é o mais indicado para cada mulher.

Fragilidade óssea



A osteoporose é a mais freqüente em mulheres após a menopausa. caracterizada pela diminuição da densidade mineral óssea, ocasionando perdas importantes de calcio, a doença também pode ser causada pelo uso de certos medicamentos (corticóides e anticonvulsivantes), distúrbios da tireóide e aliguns tipos de câncer..

Sintomas
Diferentemente das outras doenças que apresentam sintomas físicos ou psicológicos, a osteoporose é uma doença silenciosa. Normalmente só apresentam sinais quando surgem as primeiras fraturas.

A desintometria óssea, exame que avalia a condição da massa óssea, deve ser feita por todas as mulheres acima de 65 anos, para avaliar ou não a presença de osteoporose.

Conseqüências
A principal complicação é a fratura. As mais comuns são no pulso, na coluna, no fêmur e no úmero. Elas podem ocasionar imobilidade temporária e, em alguns casos, irreversível.

Medidas preventivas
Para prevenir e evitar fraturas, é necessário dar uma atenção especial à alimentação. Alimentos ricos em cálcio como o leite e seus derivados (queijos e iogurtes) devem ser priorizados.

A prática de exercícios físicos também é fundamental. Eles atuam no fortalecimento da musculatura e das articulações, protegendo os ossos.

Além disso, tomar sol também previne a doença. Os raios ultravioletas são essenciais para que o corpo consiga sintetizar a vitamina D, responsável pela  absorção de cálcio. Especialistas recomendam 20 minutos de sol por dia para prevenir a osteoporose. Prefira os raios os raios solares das 6h às 10h da manhã, que são os menos nocivos à pele.

Evite beber em excesso, pois o consumo do álcool, prejudica a absorção de cálcio pelo organismo.

Beijos, Renata

Nenhum comentário:

Postar um comentário