Páginas

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Os benefícios do arco-iris de frutas e legumes


Combinar frutas e verduras de cores diferentes diversifica a fonte de nutrientes e cria uma sinergia que potencializa os efeitos benéficos de cada um deles no corpo humano.

A Dieta do Arco-íris permite a ingestão de todos os alimentos de baixa caloria, de carboidratos complexos ou proteínas magras de qualquer cor do Arco-íris. As refeições e os lanches devem ser constituídos de pelo menos 80% de alimentos de origem vegetal e não mais que 20% de alimentos de origem animal. O prato deverá sempre parecer um Arco-íris: não pode haver excesso de uma única cor, e é importante que haja muita variação. Se possível escolha produtos alimentares e suplementos provenientes de fontes naturais ou orgânicas.

Vermelho - tomate, melancia, goiaba e acerola têm ação antioxidante e anticancerígena, previnem o envelhecimento precoce e o câncer de próstata e mama.

Vermelho / roxo - uva, cereja, morango, ameixa, maçã, figo e beterraba são excelentes para o sistema circulatório, evitam problemas cardíacos e inibem a formação de coágulos sanguíneos.

Laranja - cenoura, manga, melão cantalupe, damasco e caqui fortalecem o sistema imunológico e auxiliam o bom funcionamento dos pulmões.

Laranja / amarelo - laranja, tangerina, papaia, abacaxi, nectarina, pêssego, limão, lima, maracujá e carambola fortalecem o sistema imunológico e evitam alguns tipos de câncer, como o de mama.

Combinar frutas e verduras de cores diferentes diversifica a fonte de nutrientes e cria uma sinergia que potencializa os efeitos benéficos de cada um deles no corpo humano.

Amarelo / verde - kiwi, abacate, banana, melão e pepino agem nos olhos, reduzindo o risco de infecções e catarata, além de reforçar o sistema imunológico.

Verde - couve, espinafre, repolho, alface, salsa, coentro e hortelã atuam no fígado, estimulando a produção de enzimas, e ajudam a prevenir câncer de cólon e mama.

Branco / verde - aipo, pera, uva verde e cacau inibem a formação de coágulos sanguíneos e de tumores no intestino e têm ação antibacteriana, antiviral e anti-inflamatória.

Verde Clorofila - folhas verdes em geral e broto de alfafa têm ação direta na produção de hemácias (células vermelhas do sangue), na coagulação do sangue e na prevenção e tratamento da osteoporose. A substância é desintoxicante, fortalece o sistema circulatório e regulariza a função intestinal.

Um comentário: