Páginas

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Amigos da saúde



O consumo de frutas é fundamental para a manutenção do organismo, é o que garantem os especialistas em nutrição e saúde. Mas não basta comer uma frutinha por dia. É importante o consumo de 3 frutas diferentes todos os dias.

Entretanto, quem consegue ingerir tantas frutas assim, e todo santo dia? Para facilitar essa rotina necessária, os sucos são uma excelente medida. Afinal você pode misturar 2, 3, 4, ou quantas frutas quiser, e fazer uma super vitamina.

Variedade nutricional


Não adianta consumir 3 frutas com as mesmas características nutricionais. Para que esses alimentos possam exercer um auxílio positivo à sua saúde, o ideal é comer frutas diversas. Uma maneira fácil e prática é dividi-las por cores. Confira:

Vermelhas: são frutas ricas em lipoceno, substância que protege contra diversos tipos de câncer, principalmente o de próstata. Exemplos: amora, morango, melancia, goiaba, tomate, framboesa e cereja.

Alaranjadas: contêm grandes quantidades de betacaroteno, que é antioxidante, ou seja, impede o surgimento de tumores e combate os radicais livres. Também são ricas em vitaminas A, substância que garante, em especial, a saúde e o bom funcionamento dos olhos.
Exemplos: mamão, abóbora e manga.

Amarelas e verdes: esse grupo é o mais complexo, pois algumas frutas são ricas em potássio (banana e abacate), que ajuda a evitas cãibras e protege os ossos; fibras solúveis (limão, pêra e laranja), que reduzem os riscos de infarto, derrames, úlceras e gastrites; e vitamina C (laranja, limão e acerola), que melhora a cicatrização de cortes e machucados, aumenta o apetite e reduz problemas como ansiedade e depressão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário