Páginas

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Dormir não é perder tempo


Embora a maioria das pessoas tenham, em média, uma noite de sono entre cinco e sete horas, os especialistas alertam que este número deveria mais próximo a oito. O problema é que o sono atrasado vai se transformando em um problema crônico (como, faltando uma ou duas horas noturnas) e o corpo reconhece a perda de sono como um "stress ", o que aumenta os níveis de hormônios do estresse, como cortisol (que interfere com a função da insulina) .

Isso significa que a taxa de açúcar no sangue fica comprometida e você vai desejar comer mais doces e junk food. O aumento do apetite por lanches não saudáveis provoca um risco de ganho de gordura  abdominal, diabetes, ganho de peso, levando à obesidade. 

O SONO REPARA E RECONSTRÓI CÉLULAS
Quando dormimos, nosso corpo repara e reconstróir células de forma mais eficiente. Isso ajudará a fortalecer nosso sistema imunológico para lutar contra  doenças.

O SONO MELHORA A MEMÓRIA
A quantidade certa de sono pode melhorar a sua memória, criatividade e conscientização. Outro trabalho que o nosso corpo realiza de forma mais eficaz enquanto dormimos é consertar neurônios no córtex cerebral, que está relacionada à memória e melhora da concentração.

O SONO PREVINE DOENÇAS
Dormir o suficiente  não só vai mantê-lo em um peso saudável , mas também pode ajudar a prevenir doenças . A privação do sono é geralmente derivada de um distúrbio do sono não tratada, como apnéia ou ronco e pode causar sérias doenças médicas, tais como pressão alta e insuficiência cardíaca .

O SONO MELHORA SEU NÍVEL DE ENERGIA
Alguns dos benefícios mais óbvios de dormir o suficiente são a melhora da energia, vitalidade e resistência. Com sono suficiente, você será capaz de desempenhar melhor a  sua capacidade no trabalho, nos seus treinos e até no sexo.

DORMIR AJUDA ESPANTAR A DEPRESSÃO
Se você tiver uma quantidade adequada de sono, você melhorará o seu humor . A insônia aumenta o risco de depressão e ansiedade. Mas tudo tem seu limite;  dormir em excesso também é preocupante, pessoas que estão deprimidas muitas vezes dormem 12 ou mais horas por noite.

COMO COMEÇAR, HOJE À NOITE, A TER UMA BOA NOITE DE SONO
Entre em uma rotina. 
Tente ir para a cama meia hora mais cedo a cada semana ou defina uma hora de dormir. Isto fará com que seu corpo trabalhe como uma agenda.

Relaxe antes de dormir. 
Desligue a TV e o computador e tenha algum tempo para si mesmo, antes de dormir, relaxe lendo um bom livro ou medite. Isso ajudará a descansar o seu cérebro e colocá-lo em modo de suspensão.

Corte a cafeína!
Como todos sabemos, a cafeína promove o estado de alerta e ficamos prontos para começar o dia. Mas no final da tarde o melhor é não consumir, principalmente, de quatro a seis horas antes de se deitar. Isso garantirá  que você tenha uma noite de sono repousante.

Comer um lanche rico em proteínas antes de dormir. 
Isto pode fornecer o L-triptofano seu corpo precisa para processar melatonina e serotonina.

Evite bebidas alcoólicas. 
Você pode pensar que uma bebida antes de dormir vai deixá-lo sonolento, mas os efeitos são de curta duração. Muitas vezes você despertará algumas horas mais tarde e será incapaz de voltar a dormir.

Bons sonhos para vocês! Boa noite!!!

Postado por: Reduca

Um comentário:

  1. gostei belo artigo, que pena que é meio dificil de seguir, eu mesmo estou lendo ele as 1;29 da manha já devia estar durmindo mesmo.
    A internet tira o sono da gente mesmo. Belo artigo, belo blog, continue assim
    http://www.danielvariedadesblog.co.cc

    ResponderExcluir