Páginas

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Alimentação funcional


Funcional é todo alimento ou ingrediente que produz efeitos metabólicos ou fisiológicos benéficos à saúde. Em sua composição são encontrados compostos bioativos, capazes de atuar como moduladores dos processos metabólicos, prevenindo o surgimento de precoce de doenças degenerativas.

A alimentação funcional além de ajudar a emagrecer, estimula o funcionamento do aparelho digestivo, aumenta a reserva de antioxidantes que combatem os radicais livres (responsáveis pela oxidação celular, que desencadeia processos degenerativos e doenças), colabora para a saúde dos olhos, ossos, articulações, coração e vasos sanguíneos, deixa a pele mais bonita e aumenta a disposição.

Qualidade e quantidades
Verduras e frutas devem ser consumidas pelo menos 2 vezes por dia, pois suprem o organismo com vitaminas do complexo B e C, betacaroteno, fibras, minerais e fitoquímicos, que têm ação antioxidante e anticancerígena.

Vegetais de folha verde-escuras (brócolis, couve, bertalha, agrão, rúcula, chicória, repolho) são ricos em cálcio e fundamentais para a saúde das mulheres na menopausa. devem ser consumidos pelo menos 3 vezes por semana.

Aveia é fonte de fibras e vitaminas do complexo B, vitamina E e minerais, e ajuda a eliminar metais pesados do corpo. A linhaça tem muita fibra alimentar e ácidos graxos, como ômega-3. Elas podem ser consumidas de forma alternada, diariamente, 1 a 2 colheres (sopa) no suco, leite, iogurte ou na salada.

Abacate e oleaginosas fornecem ácidos graxos essenciais, vitamina E e minerais. A castanha-do-pará é fonte de selênio, mineral essencial para as reações enzimáticas do corpo. Sementes de abóbora e girassol são ricas em zinco, mineral fundamental para fortalecer a imunidade. Para obter estes benefícios, consuma 1/3 da xícara de (chá), 2 a 3 vezes por semana.

Ovos devem ser ingeridos com frequência, pelo menos 4 a 5 vezes por semana, já que são excelente fonte de proteína. Prefira consumi-los cozidos ou pochê.

Inclua tempero nos seus pratos: salsa e o coentro, ricos em vitamina C, ajudam o corpo a eliminar toxinas e metais pesados. A canela controla o nível de açúcar no sangue e contribui para melhorar o humor e a capacidade mental. Cravo, orégano e alecrim reforçam as defesas do corpo contra vírus e bactérias.

Para funcionar consuma com regularidade
Para estes alimentos, classificados como funcionais, desempenharem os efeitos benefícios à saúde, eles devem ser ingeridos com regularidade. Além disso, é preciso manter a alimentação equilibrada como um todo, praticar atividades físicas habitualmente e buscar um estilo de vida saudável.


Fonte: Revista Shape
Beijos, Renata

Nenhum comentário:

Postar um comentário