Páginas

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Como se alimentar corretamente


O alimento é o combustível para o funcionamento do corpo e fornece os elementos para a regeneração de ossos e músculos, e para o perfeito funcionamento do sistema imunológico, ajudando na prevenção contra vírus e infecções.

A obesidade de grande parte da população se deve ao estilo de vida e, principalmente, aos maus hábitos alimentares: diretamente relacionados aos excessos e a má qualidade dos alimentos ingeridos.

A grande disponibilidade de comida processada, com muita gordura e sal, alimentos com excesso de energia (calorias) e a falta de nutrientes, vitaminas, minerais e fibras, fazem com que a alimentação não seja uma aliada para sua saúde. É sempre bom lembrar que os excessos de energia não são eliminados pelo organismo de forma que, se o nosso corpo não precisa da energia ingerida, o resultado é o armazenamento como gordura corporal.

O segredo de uma boa alimentação reside em consumir alimentos frescos e nutritivos e variados que sejam saborosos e forneçam a quantidade ideal de energia para o nosso dia-a-dia.

O importante é que você pode treinar seu paladar para gostar de comida saudável, de forma que seu apetite trabalhe a favor e não contra você.

Os benefícios de uma alimentação saudável e equilibrada são visíveis e sentidos por você em um curto prazo de tempo:

- Melhora na composição corporal;
- Sistema imunológico fortalecido;
- Bom do funcionamento do intestino;
- Bem-estar!

Comer corretamente não significa comer ou privar-se de alguns alimentos.

Se você não tiver patologias que o restrinjam de consumir alguns tipos de alimentos, você pode comer de tudo, porém em quantidades moderadas. O equilíbrio entre a sua ingestão alimentar e seu gasto calórico é que proporciona a manutenção, o aumento ou a diminuição de peso.

Dicas:

- Beba aproximadamente 2 litros de líquido durante o dia.
- Planeje suas refeições.
- Nunca adicione sal à comida já temperada.
- Asse, cozinhe no vapor ou grelhe... Não Frite!
- Reduza a ingestão de gordura.
- Não treine em jejum. Consuma, por exemplo, uma fruta antes do treino.
- Coma de 3 a 5 porções de vegetais e frutas diariamente.
- Alimente-se de forma moderada e coma de tudo.

Alimentação saudável não acontece por acaso. Você pode treinar seu paladar para gostar de alimentos saudáveis, assim seu apetite trabalhará a favor e não contra você.

Fonte: Dicas da Bio Ritmo Academia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário