Páginas

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Vaidade da boa


A intenção é boa. Fazer os procedimentos estéticos em casa, economizar o dinheiro do salão e ainda ficar mais bonita. O resultado nem sempre corresponde às expectativas. Em vez de melhorar a aparência, a pessoa acaba com um problema difícil de resolver.

Os exemplos são bem variados: vão desde o clareamento excessivo dos dentes até à sobrancelha mal tirada, que deixa o rosto com uma eterna expressão de susto. Mas alguns truques de profissionais da área de beleza podem ajudar a contornar essa situação.

Na maioria das vezes, tempo e paciência são os melhores aliados, mas há casos que só um profissional pode resolver o problema. Um exemplo é o clareamento excessivo dos dentes, que pode ser contornado com uma pasta de remineralização no consultório de um odontólogo.

Entretanto, cosméticos podem ajudar a disfarçar um autobronzeador mal aplicado e até a vermelhidão causada pela exposição excessiva ao sol. No último caso, uma base verde, como a Daily Protect, da Clinique, disfarça o vermelho.

As manchas escuras podem ser encobertas com uma base. Existem produtos específicos para isso, como o Face and Body da MAC, à base de água e que não mancha as roupas. A alternativa são bases líquidas leves. O ideal é passar com a mão, aos poucos, e ir construindo camadas de base até chegar a cor de pele homogênea.

Pior do que está não fica
Sobrancelha torta, cabelo laranja, bronzeado tipo zebra; dá para disfarçar alguns erros cometidos em nome da beleza.

Mechas verdes
Erro: Entrar na piscina depois de pintar o cabelo sem usar protetor solar e sair da água com os fios esverdeados.
Correção e disfarce: Não passe outra tinta por cima, o problema pode até piorar. O melhor é usar um xampu antiressíduos para eliminar os produtos químicos que entraram nos fios. depois faça uma hidratação para recuperar a vitalidade do cabelo.

Tinta na testa
Erro: esquecer de proteger a pele na hora de pintar o cabelo e ficar com o rosto todo manchado.
Correção e disfarce: Passe uma mecha de cabelo já pintado no local. A ação do oxidante retira a mancha da pele. Não passe xampu em cima. O produto vai neutralizar os compostos químicos da coloração e fixar a mecha. Esfregar cinza de cigarro na pele ajuda a retirar a mancha.

Vermelho tomate
Erro: Usar o tom errado de tinta e ficar com uma cor indesejada no cabelo.
Correção e disfarce: Um tonalizante um tom mais escuro pode contornar a situação e não danificar os fios quanto outra tinta. Tons que puxam para o laranja ou vermelho intenso podem ser disfarçadas com loiro acinzentado e um loiro muito claro pode ser escurecido com tons caramelo.

Zebra no bronzeado
Erro: Deixar o autobronzeador ou protetor solar se acumular em algumas partes do corpo e faltar em outras, causando manchas na pele.
Correção e disfarce: Manchas vermelhas podem ser disfarçadas com base ou em tons chamados "neutral cool" - mais amarelados. Uma base corporal pode disfarçar as manchas escuras. Ela deve ser leve e líquida e aplicada com a mão para uma aparência mais natural.

Artificialmente brancos
Erro: Exagerar no clareamento e ficar com aspecto artificial. O processo também pode fazer com que o dente fique poroso, aumentando a incidência de novas manchas.
Correção e disfarce: Em casa a pouco a se fazer, exceto evitar alimentos que mancham os dentes, como vinho, café, chocolate e cigarros. Procure um dentista para que ele analise a extensão do problema. Ele pode indicar uma pasta especial, que remineraliza os dentes, para minimizar o problema.

Sobrancelha que assusta
Erro: Depilar excessivamente a sobrancelha e deixar a linha muito fina ou arqueada, causando falhas e uma impressão de rosto assustado.
Correção e disfarce: Com uma sombra e pincel chanfrado fino (que tem pelos cortados na diagonal) é possível "pintar" as falhas e dar impressão de uma sobrancelha mais cheia. Em gera, o tom ideal para fazer essa correção em sobrancelhas escuras é o marrom acinzentado. Se a sobrancelha for loira, o melhor é usar sobra bege.
Fonte: Folha Equilíbrio

Beijos, Renata

Nenhum comentário:

Postar um comentário