Páginas

quinta-feira, 31 de março de 2011

Fique ligado nos Energy Drinks


O energético transformou-se no companheiro oficial dos que seguem madrugada adentro, longe dos braços de Morfeu, no ritmo das baladas. Você que é adepto fique por dentro dos componentes dos chamados Energy Drinks: 

Água - serve para diluir todos os elementos da composição. Alguns fabricantes preferem a gaseificada.

Glicose (açúcar) - é um carboidrato, traz a função básica de fornecer energia. Alguns fabricantes não usam açúcares e, sim, aspartame, os famosos adoçantes.

Cafeína - substância estimulante que atua no sistema nervoso central. Em grande quantidade pode causar taquicardia.

Guaraná - também é uma substância estimulante, pode ser usado em substituição à cafeína.

Taurina - é um aminoácido que também atua no sistema nervoso central. Auxilia na absorção de gorduras. Não se sabe ao certo o que causa se tomado em excesso.

Glucoronolactona - é um tipo de carboidrato que, segundo os fabricantes, nas bebidas energéticas serve como um elemento de desintoxicação.

Vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B12) - desempenham papel importante para a formação da célula saunguinea e para a estrutura mental. Todas elas são boas para o coração e também para a pele. A bebida é enriquecida com vitaminas para que o indivíduo possa atingir com mais facilidade as necessidades diárias de sua alimentação.

Pantotênico - vitamina que auxilia no metabolismo de proteínas, gorduras e açúcares e na formação de anticorpos. Em muita quantidade pode causar fadiga e queda de pressão.

Inositol - é considerado uma vitamina e deriva do metabolismo da glicose. Uma substância encontrada no leite materno, por exemplo, seu uso está relacionado com o auxílio à diminuição do nível de colesterol no sangue. Também age no sistema nervoso e pode ter efeitos benéficos no fígado. Mas a quantidade presente nas bebidas energéticas não é considerada suficiente para atingir todas as funções.

Ácido cítrico - é muito usado na indústria brasileira como aromatizante, antimicrobiano, antioxidante realçador de aroma e sabor, que torna o gosto ácido e refrescante.

Ácido fólico - uma vitamina que atua na formação dos tecidos nervosos. Indispensável para o bom funcionamento da corrente sanguínea.

Aromatizantes - Mistura de substâncias capazes de intensificar o aroma ou sabor dos alimentos. Podem ser naturais ou sintéticos.

Corantes - adicionados com a finalidade de melhorar a cor perdida durante o porcessamento do alimento industrializado  ou ainda aceitação do produto no mercado. Existe uma legislaão para a quantidade utilizada de cada uma dessas substâncias.

Acidulante - Função parecida com a do aromatizante pode imitar o sabor de certas frutas e modificar a doçura, além de dar um gostinho ácido à bebida.
Beijos, Renata

Nenhum comentário:

Postar um comentário