
Na maioria das vezes ficamos em dúvida em relação aos valores apresentados no medidor de pressão, o manual, que acompanha o produto, não deixa as coisas muito claras. Mas a partir da explicação apresentada abaixo não restará mais dúvidas.
O primeiro número que aparece na parte de cima da tela do medidor indica a força que o coração faz na sístole, ou seja, na contração para bombear o sangue e irrigar o corpo. O segundo valor aponta a dilatação dos vasos quando o músculo cardíaco se relaxa, a diástole. Aí acontece a pressão mínima. E não simplifique: o certo é dizer 120 por 80, por exemplo. Isso traduz a medida em milímetros de mercúrio, a unidade usada para medir a pressão.
grupo A - Você não tem nenhum outro fator de risco, como cigarro, colesterol alto, diabete, história familiar, lesões em órgãos como os rins, doenças cardiovasculares e renais, retinopatia hipertensiva e doença arterial periférica.
grupo B - Você tem pelo menos um fator de risco (excluindo o diabete) e não tem lesões nos órgãos-alvo, como os rins, nem doença cardiovascular.
Confira o resultado: