Páginas

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Nutricionista ou Nutrólogo?


Você está com alguma disfunção alimentar e não sabe a qual desses profissionais recorrer, então, confira a diferença entre eles, antes de fazer a sua opção:

O nutricionista é um profissional especiaizado na elaboração de cardápios personalizados e balanceados. As dietas recomendadas são prescritas como base em dados médicos e estilo de vida de cada indivíduo. Porém, ele não está habilitado a receitar qualquer tipo de medicamento, principalmente emagrecedores.

O nutrólogo, é um médico pós-graduado em nutrologia e está habilitado a avaliar a existência da falta de nutrientes no organismo, podendo tratar de problemas relacionados a alimentação, como, por exemplo bulimia, anorexia, magreza excessiva, sobrepeso e obesidade. Por ser médico, ele está habilitado a prescrever medicamentos que ajudem a vencer tais deficiências.

Fonte: Dieta Já


sábado, 1 de maio de 2010

De tudo um pouco

A primeira refeição do dia é a mais importante pois restabelece os níveis de açúcar do sangue utilizados pelo organismo durante a noite de sono. Além disso fornece a energia necessária para começar o dia.

Café da manhã


O café da manhã deve ser tomado no máximo uma hora depois de acordar. Se passar disso, você corre o risco de ter hipoglicemia (baixa de açúcar), o que provoca tonturas, fraqueza e falta de concentração. Se você faz exercícios logo cedo, consuma antes carboidratos líquidos, como suco de frutas ou um pão com margarina. E tome o café da manhã acima meia hora depois.

Consuma pães integrais em vez dos de farinhas branca. Eles têm fibras, que também estão presentes nas frutas, verduras e legumes e, ajudam a regular o intestino, reduzem o colesterol, ajudam a controlar o açúcar no sangue e ainda dão mais sensação de saciedade, e, portanto, são importante para quem deseja perder uns quilinhos.

Almoço



Antes de almoçar, tome um lanche. A ordem é não ficar mais de três horas sem se alimentar. Se seu café da manhã é as 7 h e o almoço só as 13 h, por volta das 10 h você deve ingerir algo, como uma fruta, uma barra de cereais, um punhado de castanhas, ou tomar um iogurte.

Carnes brancas são as mais indicadas como fonte de proteína por conter menor teor de gorduras.

Priorize as hortaliças verde escuras. Elas são ricas em antioxidantes, bioflavonóides e vitaminas do complexo B. Pelo menos 30% da quantidade de verduras devem ser dessa cor.

Jantar


Embora a quantidade de carboidratos, no jantar seja reduzida, é importante consumi-los. A ausência desse grupo de nutrientes pode prejudicar o sono e ser responsável por alterações metabólicas que favorecem o ganho de peso.

Carnes brancas são melhores que as vermelhas no jantar porque o seu processo digestivo é mais rápido.

Não jante menos de três horas antes de dormir. Deitar-se com o estômago cheio prejudica a digestão. São necessárias cerca de dez horas para o organismo descansar e queimar a gordura acumulada no dia. Assaltar a geladeira de madrugada pode, portanto, fazer a sua pança crescer.

Fonte: Revista Vip